Ouro branco

Submitted by admin on Mon, 05/21/2018 - 14:22

Hai pazos que se chaman así e lugares con ese nome. En celta, claro. Cales son eses lugares,  eses nomes?

Imos ver que di a a wikipedia portuguesa dese ouro branco:

Ouro branco é uma liga composta por ouro e outros metais brancos, como prata, paládio ou níquel.

Também pode ser composta por ouro e ródio, de modo a criar um maior brilho. Estes dois metais podem também ser encontrados naturalmente ligados.

Desenvolvido originalmente para ser uma alternativa à platina, o ouro branco conquistou seu espaço próprio na joalheria.

O ouro puro (24 quilates) é dúctil demais para ser utilizado em joalheria. Assim, diferentes ligas são compostas para conferir as propriedades mecânicas desejadas. Além disso, os metais adicionados na liga podem alterar a cor original. Adicionando-se cobre ao ouro, obtém-se uma coloração avermelhada; as ligas de ouro com prata, paládio e níquel tornam-se esbranquiçadas - o ouro branco.

Como a cor da maioria destas ligas é de um amarelo-acinzentado, o ouro branco geralmente recebe um tratamento de galvanização, usualmente chamado "banho de ródio", para dar ao objeto uma cor mais clara. Pela própria natureza do processo, existe um desgaste da galvanização, provenientes de fatores químicos (perfume, suor e outras substâncias que possam reagir com o objeto), exigindo repetição do processo de forma cíclica.

  En resumo os nosos orfebres celtas seguramente traballaban con ouro, cobre e níquel para facer ouro branco. Xa que o níquel  é coñecido desde o século IV antes de Cristo:

O uso do níquel remonta aproximadamente ao século IV a.C.geralmente junto com o cobre já que aparece com frequência nos minerais deste metal. Bronzes originários da atual Síria tem conteúdos de níquel superiores a 2%. Manuscritos chineses sugerem que o «cobre branco» era utilizado no Oriente desde 1400-1700 A.C, entretanto a facilidade de confundir as minas de níquel com as de prata induzem a pensar que, na realidade, o uso do níquel foi posterior, a partir do século IV A.C.